quinta-feira, 11 de junho de 2009

Será o fim do furo?





Bastou eu sair do Brasil para o jornalismo nacional "bombar". Primeiro é a lei de imprensa que é revogada. Agora esse blog da Petrobras (no ar desde 02 de junho) que, na minha modesta opinião, obriga uma evoluçao dos nossos media.

Pra quem ainda não sabe, a empresa decidiu exibir na internet perguntas de jornalistas e as respostas da empresa antes que as reportagens fossem publicadas. (Ai, meu Deus! E agora? O que vai ser do furo?). A justificativa da Petrobras é divulgar o posicionamento da companhia sobre questões da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai investigar a estatal. Depois tanto blablablá, decidiram postar as informações na primeira hora do dia que a notícia será publicada.

O xeque que a assessoria da Petrobras deu na imprensa é um marco no nosso jornalismo. Não é um xeque-mate. Agora, cabe à parte "atacada" botar a cabecinha pra funcionar e sair dessa cruzeta. Acho isso bom e necessário.

Os jornais terão que ter cuidado (de verdade) com as informações que têm e a empresa tem que evoluir em transparencia porque está constrangida a dar resposta a tudo o que se pergunta. A polêmica reside na perda de controle da situação por parte das redações e essa alcunha de o quarto poder geralmente tem mais importância do que a qualidade do trabalho que se realiza.

quem não viu ainda, acesse http://petrobrasfatosedados.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário